Presidente da CRB Nacional participa da homenagem que celebra os Dez Anos de Pontificado do Papa Francisco em evento Solene na Câmara dos Deputados

Fotos: Youtube da Câmara dos Deputados

No dia 12 de dezembro de 2023, no Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, a presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB Nacional), Irma Eliane Cordeiro, participou da solene cerimônia em homenagem aos dez anos de pontificado de Sua Santidade, o Papa Francisco. O evento, intitulado “Dez Anos de Pontificado de Sua Santidade o Papa Francisco”, reuniu líderes religiosos, autoridades civis, representantes de movimentos sociais e entre outros.

Irma Eliane Cordeiro teve participação destacada na cerimônia, proferindo um discurso solene em nome da CRB Nacional. Ela parabenizou o grupo de deputadas e deputados pela iniciativa de celebrar a trajetória do Papa Francisco, destacando-o como um homem iluminado e conduzido pelo Espírito Santo de Deus. Ressaltou que a vida do Papa é uma grande luz que ultrapassa as fronteiras da Igreja Católica. No discurso, Irma Eliane enfatizou o compromisso do Papa Francisco com a inclusão, afirmando que “a Igreja é para todos, sem discriminação, nem exclusão”. Ela destacou o Papa como um bom pastor, ao estilo de Jesus, que deve ter “o cheiro das ovelhas, estar no meio delas, cuidar, acolher, conhecer e amar as suas ovelhas”.

A cerimônia também evidenciou o papel do Papa como mensageiro da paz, da justiça e da liberdade. Irmã Eliane citou as palavras do Papa Francisco: “Basta com as guerras, elas são sempre uma derrota”. Ela reforçou a mensagem de respeito à liberdade de todos os filhos e filhas de Deus, destacando que Deus propõe, mas nunca impõe.

Fotos: Youtube da Câmara dos Deputados

O Plenário da Câmara dos Deputados, escolhido como cenário para esse evento especial, proporcionou um ambiente solene e representativo para honrar as significativas contribuições de Sua Santidade. A ocasião permitiu que líderes religiosos, autoridades governamentais e membros da comunidade se unissem em reconhecimento e expressão de gratidão pelos dez anos de pontificado do Papa Francisco.

O evento reforçou a importância do diálogo inter-religioso, da promoção da paz e justiça social, bem como da defesa incansável dos valores humanos fundamentais. A homenagem prestada reflete o respeito e a admiração que Sua Santidade conquistou não apenas entre os fiéis católicos, mas também em toda a sociedade brasileira. Ao prestar essa homenagem, o Brasil reafirma seu compromisso com os princípios de solidariedade, fraternidade e justiça social promovidos pelo Papa Francisco.

FOTO: Gabriel Paiva