Participação expressiva de Religiosas/os marca o segundo dia no 5º Congresso Missionário em Manaus

No segundo dia do 5º Congresso Missionário Nacional, sediado em Manaus de 10 a 15 de novembro, o destaque foi sobre a marcante presença da Vida Religiosa Consagrada, simbolizando um compromisso cotidiano com os mais necessitados. Um expressivo número de homens e mulheres consagrados demonstra o comprometimento com a dimensão missionária da Vida Religiosa do Brasil.

No painel temático do evento, as irmãs Márcia Elói, Lúcia Weiler e Zuleica Silvano ofereceram suas contribuições para aprofundar a temática “Corações Ardentes, Pés a Caminho”, inspirada em Lucas 24,13-35. Irmã Zuleica se dedicou a aprofundar o sentido bíblico da passagem, enquanto Irmã Márcia abordou o evento de Pentecostes e o envio do Espírito Santo aos discípulos e discípulas, destacando a implicação desse discipulado na união espiritual com convicção, promovendo uma pertença mútua. Ela ressaltou que o Espírito Santo não apenas guia, mas impulsiona a Igreja e as comunidades cristãs a superarem barreiras. A vivência do Espírito Santo, um presente do Ressuscitado, capacita a Igreja para a missão, ancorando-se na experiência de Pentecostes.

O painel seguiu com a Irmã Lúcia Weiler, trazendo uma reflexão aprofundada sobre os “corações ardentes” e os “pés a caminho”, especialmente sob a perspectiva feminina. Ela explorou a mística das Mulheres da Aurora, como Maria Madalena, que perseveram incansavelmente até obter notícias do seu Senhor. Ela ressaltou ainda que a história da Igreja carrega significativas marcas, particularmente no que diz respeito às mulheres. No âmbito missionário, enfatizou a necessidade de dar destaque às mulheres, evidenciando seu papel na Igreja. Além disso, sublinhou a importância de recuperar espaços nos quais as mulheres são excluídas e maltratadas, promovendo uma abordagem mais inclusiva e respeitosa.

Texto com informações de Ir. Luciana Mattos e Ir. Elisângela Aparecida, fotografias de Messias Pereira e Victória Holzbach