Jovens religiosos refletem sobre Sinodalidade como Caminho de Esperança no V Congresso das Novas Gerações

Nesta sexta-feira, 3 de novembro, o V Congresso das Novas Gerações teve início com um momento espiritual inspirado no evangelho de Maria Madalena e seu encontro com Jesus Ressuscitado. Os jovens religiosos se reuniram para iniciar suas atividades do dia com reflexões sobre a importância da esperança na vida religiosa.

A assessora do primeiro dia, Irma Maria Inês Ribeiro, introduziu o tema central do evento: “A Sinodalidade como Caminho de Esperança”. Este tema destaca a relevância da sinodalidade na vida religiosa, enfatizando como a colaboração e o diálogo entre os membros da comunidade podem ser fontes de esperança e renovação espiritual.

O V Congresso das Novas Gerações visa proporcionar um espaço de reflexão e inspiração para todos os participantes, buscando fortalecer o compromisso com os valores evangélicos e a renovação da fé. Como parte dessa reflexão, foi levantada a questão de o que impede as pessoas de seguir o caminho da esperança, evocando a história das mulheres que foram ao túmulo em busca de esperança.

Durante a discussão, o irmão Luiz explicou a importância dos símbolos presentes no logotipo do evento, como o sol e o broto, que simbolizam a esperança, juntamente com a cor verde da cruz em movimento.

Irmã Inês enfatizou o chamado aos religiosos consagrados para se dirigirem às “portas dos túmulos” e proclamar a esperança, mesmo diante das fragilidades da vida, seja na criação, na política ou nas relações humanas. Ela ressaltou a necessidade de nutrir a vida em um mundo vulnerável.

No meio das adversidades que ameaçam a vida, Irmã Inês levantou a questão de se ainda há “sinais do reino” visíveis nos dias de hoje e onde esses sinais podem ser encontrados. A plateia presente respondeu, mencionando figuras como o Papa Francisco, a juventude religiosa e o compromisso com a missão como exemplos de tais sinais.

Em seguida a reflexão se orientou para uma perspectiva da coragem, que é sinônimo da esperança. Ter coragem de conversão, para contribuir melhor com o anúncio do reino. O horizonte da Vida Religiosa é como brasa, que precisam do sopro do Espírito Santo para incendiar.

Posteriormente, os participantes foram divididos em grupos para aprofundar a reflexão sobre o conceito de “sinodalidade”.