Coordenadores e coordenadoras do SAV CRB se encontram em Brasília

Depois de quase três anos realizando encontros de forma remota, coordenadores e coordenadoras do Serviço de Animação Vocacional das Regionais da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) encontraram-se, presencialmente, nos dias 29, 30 e 31 de agosto, no Centro Cultural de Brasília, em Brasília,  Distrito Federal.

O encontro, promovido pelo Setor Juventudes da CRB Nacional e com o apoio do Centro Magis Burnier, reuniu mais de 20 representantes de quase todas as regionais da CRB, envidando as forças da interculturalidade, da intercongregacionalidade e da intergeracionalidade em prol de todas as vocações.

Ir. Maristela Ganassini, FSCJ, Assessora do setor, na abertura do encontro ressaltou a importância do conviver e da gratuidade destes dias e, sobretudo, a riqueza de se sonhar juntos os próximos passos do SAV CRB.

            Marcado pela convivência alegre e fraterna nas orações, refeições e atividades lúdicas, o encontro contou a ainda com momentos fortes de formação. Na tarde da segunda-feira, Pe. Agnaldo Pereira Oliveira Júnior, SJ trabalhou o tema da “Espiritualidade do Animador Vocacional”, convidando os presentes a redescobrirem essa experiência fundamental do mistério de Deus que transforma.

            Na terça-feira foi a vez do Frei Rubens Nunes Mota, OFMCap, conduzir os presentes à leitura dos “Cenários juvenis e o acompanhamento vocacional”. Além de provocar os participantes acerca das culturas juvenis atuais, Frei Rubens chamou a atenção para o cuidado com o próprio processo, reforçando alguns pontos de intersecção entre acompanhamento e saúde mental.

            A noite da terça-feira e a manhã da quarta-feira foram dedicadas, por fim, ao planejamento das atividades em nível nacional e regional para os próximos anos, tendo como inspiração o 3º Ano Vocacional do Brasil e o Horizonte, Eixos e Prioridades para o próximo triênio da CRB Nacional.

            Para Ir. Cássia, FCIM, coordenadora do SAV CRB Fortaleza e membro da Equipe de Articulação do SAV CRB, o encontro foi “reencontro, partilha, foi revisitar a nossa vocação, revisitar a nossa missão de cuidar da vida”.  Frater Raul, CSSR, coordenador do SAV Regional Goiânia, registrou, nos versos de um cordel, a beleza destes dias:

“Estes dias tão brevíssimos

Passaram bem rapidão

Mas com grande intensidade

Foram vividos com emoção

Veio gente de todo canto

Trazendo os seus encantos

E a alegria da vocação

Um encontro nacional

Em que todos podem aprender

Nas partilhas, no convívio

Em cada momento podemos ver

A missão e o compromisso

Assumindo bem o serviço

De coordenação na CRB

(…)

Há uma diversidade de carismas

Mas com semelhante missão

Na alegria do evangelho

Enchendo o peito de gratidão

Sairemos pelo mundo

Não promovendo o absurdo

Mas a graça e a missão

(…)”

Oxalá sigamos acolhendo a graça e a missão da vocação de animadores e animadoras vocacionais!

 

Fonte: CRB Nacional