Celebração Eucarística na sede da CRB Nacional comemora o terceiro aniversário do Núcleo Lux Mundi

Na manhã desta sexta-feira, 8 de dezembro, na Capela da sede da CRB Nacional, em Brasília-DF, foi realizado a Celebração Eucarística de Ação de Graças em comemoração ao terceiro aniversário de fundação do Núcleo Lux Mundi e às festividades da Imaculada Conceição, cuja celebração marcou este dia.

A missa foi presidida pelo Frei Wanderley Gomes de Figueiredo, OFM, acompanhado pelos outros membros do Núcleo, entre eles a Coordenadora Eliane De Carli, as Irmãs: Rosa Elena e Maria José Barbosa dos Santos, Elaine Fernandes de Sousa, Frei Wanderley Gomes de Figueiredo, e outras pessoas, entre elas a Presidente da CRB Nacional, Irmã Eliane Cordeiro.

O Núcleo Lux Mundi, situado nas dependências da Conferência dos Religiosos do Brasil, foi concebido para respaldar a implementação das comissões diocesanas de proteção de crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis nas estruturas pastorais da Igreja Católica do Brasil, abrangendo dioceses e congregações religiosas. Essa iniciativa alinha-se com o apelo do Papa Francisco, conforme expresso em sua Carta Apostólica “Vos Estis Lux Mundi” (Vós sois a luz do mundo).

Ao longo dos últimos três anos, o Núcleo Lux Mundi desempenhou um papel crucial na sistematização de medidas de segurança e proteção destinadas a crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis no seio da Igreja. Ao longo dos três anos, tem promovido ativamente a formação e capacitação de profissionais envolvidos em pastorais, paróquias e seminários, por meio da oferta de cursos especializados na área de proteção.