10ª Assembleia Nacional dos Organismos do Povo de Deus

Brasília  (DF), 30 de abril de 2022

“O caminho da Sinodalidade é precisamente o caminho
que Deus espera da Igreja do terceiro milênio” (Papa Francisco).

Irmãos e Irmãs,

Saúde, paz e esperança!
Nós, Presidentes dos Organismos do Povo de Deus da Igreja no Brasil, animados pelo Espírito e comprometidos com o desejo do Papa Francisco, anunciamos com alegria a realização da 10ª Assembleia Nacional dos Organismos do Povo de Deus, entre os dias 14 e 16 de outubro de 2022, na Casa de Encontros D. Luciano Mendes de Almeida, em Brasília.

Desejamos que esta 10° Assembleia Nacional se converta num rico testemunho de sinodalidade entre os diversos sujeitos eclesiais e se constitua como espaço privilegiado de troca de experiências, expressando assim a unidade e comunhão da Igreja no Brasil.

A Assembleia terá como tema: “Comunhão e Missão: Caminho para a Igreja no Brasil” e como lema: “Preservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz” (Cf. Ef 4,3).

Na alegre expectativa desta retomada das Assembleias Nacionais dos Organismos do Povo de Deus, rezamos à Senhora Aparecida pela sua frutuosa realização.

No serviço,
Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Presidente da CNBB

Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro
Presidente da CRB

Padre José Adelson da Silva Rodrigues
Presidente da CNP

Moema Rodrigues Muricy
Presidente da CNIS

Diácono Francisco Salvador Pontes Filho
Presidente da CND

Sônia Gomes de Oliveira
Presidente do CNLB

 

INFORMES DA 10ª ASSEMBLEIA NACIONAL DOS ORGANISMOS DO POVO DE DEUS
“Comunhão e Missão: Caminho para a Igreja no Brasil
Preservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz” (Cf. Ef 4,3)
14 a 16/10/2022 – Brasília – DF

1. PARTICIPAÇÃO
Participam da 10ª Assembleia Nacional dos Organismos do Povo de Deus (10ª ANOPD), delegados e convidados vinculados aos 06 Organismos de Comunhão da Igreja no Brasil, conforme
distribuição proporcional abaixo:

 Conferência Nacional dos Bispos do Brasil: 15 vagas
 Conferência dos Religiosos do Brasil: 27 vagas
 Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil: 17 vagas
 Comissão Nacional dos Diáconos: 19 vagas
 Comissão Nacional dos Presbíteros: 19 vagas
 Conselho Nacional do Laicato do Brasil: 100 vagas

2. INSCRIÇÃO
A inscrição dos participantes da 10ªAssembleia Nacional dos Organismos do Povo de Deus foi realizada exclusivamente através do formulário eletrônico, cujo endereço encontra-se abaixo, entre os dias 11/07 a 18/09/2022, impreterivelmente.    https://forms.gle/xTNm1UZ2Y3XWWbDa6

3. TAXA DE PARTICIPAÇÃO
A taxa de participação é de R$ 80,00 (oitenta reais) por pessoa, referentes a estada e alimentação durante o evento (início dia 14/10, às 14h,e término, com o almoço, em 16/10, com almoço). Cada Organismo deverá efetuar o pagamento da taxa de participação de seus delegados de forma unificada.

Importante saber!
A chegada antecipada ou partida tardia do local do evento é de responsabilidade de cada participante e poderá gerar custos adicionais que não são cobertos pela taxa de participação.

4. LOCAL DA 10ª ANOPD
A hospedagem e as atividades da 10ª ANOPD será na Casa Dom Luciano Mendes de Almeida, localizada no SGAN 905 Conj. C – 70790-050 – Brasília, DF. Fone: (61) 3274.3009.

Importante saber!
A hospedagem será em quartos duplos. Entretanto, qualquer necessidade especial deve ser solicitada pelo e-mail: aldiza.social@cnbb.org.br.

5. CUIDADOS SANITÁRIOS
A conjuntura sanitária ainda exige cuidados. Desta forma, reafirmando nosso compromisso com a vida, seguiremos os seguintes protocolos durante a 10ª Assembleia Nacional dos Organismos do Povo de Deus:
 Será obrigatório o uso de máscara nos ambientes fechados;
 Recomendamos fortemente que os Organismos enviem para a 10ª ANOPD quem estiver com o esquema vacinal para a Covid-19 completo, de acordo com a idade;
 Qualquer sintoma respiratório, recomendamos a realização teste.

 

Fonte: CRB Nacional