Presidente da CRB Nacional fala sobre a Abertura do Ano Vocacional

PRESIDENTE DA CRB NACIONAL FALA SOBRE
A ABERTURA DO ANO VOCACIONAL

O 3º Ano Vocacional da Igreja no Brasil se inicia no 20 de novembro de 2022 e se estende até 26 de novembro de 2023. As datas de abertura e encerramento escolhidas são a solenidade do Cristo Rei, que marca o encerramento do ano litúrgico, e o Dia Nacional dos Cristãos leigos e leigas. O objetivo principal do Ano Vocacional é “promover a
cultura vocacional nas comunidades eclesiais, nas famílias e na sociedade, para que sejam ambientes favoráveis ao despertar de todas as vocações, como graça e missão, a serviço do Reino de Deus.” A presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil, Ir. Eliane Cordeiro de Souza, ressalta a importância deste momento e o significado do Ano Vocacional para a Vida Religiosa do Brasil.

Com profunda alegria e esperança iniciamos o 3.o Ano Vocacional no Brasil, com o sugestivo tema: “Vocação: graça e missão”, iluminadas pelo texto bíblico: “Jesus chamou e enviou os que Ele mesmo quis” (Cf. Mc 3,13-19). Recordando que a origem, o centro e a meta de toda a vocação e missão é a pessoa de Jesus Cristo. Realmente, a vocação é um grande DOM da graça de Deus, que fundamenta a nossa liberdade, é o mais belo caminho para nossa felicidade.

O precioso lema: “Corações ardentes, pés a caminho” (Cf. Lc 24,32-33), nos remete aos discípulos de Emaús, pois fala do coração e dos pés. O coração arde ao escutar a Palavra do Ressuscitado e os pés se colocam a caminho, para anunciar o encontro com Cristo. A Graça faz o coração arder e a missão faz os pés estarem em movimento.

Todos somos a chamados a viver com intensidade o Ano Vocacional, resgatando a vocação como Graça e Dom. Que o Ano Vocacional seja um tempo para um verdadeiro despertar! “Despertem o mundo”, nos pediu o Papa Francisco. E, testemunhando a alegria do nosso chamado, promovamos a cultura vocacional em todos os ambientes.

Maria, Mãe, Mestra e Discípula Missionária, nos ensina a ouvir o Evangelho da Vocação, a ouvir os clamores do nosso tempo, dos pobres e a responder com alegre generosidade!

18 de novembro de 2022.

Ir. Eliane Cordeiro de Souza