Mons. Valdir José de Castro, primeiro bispo paulino nomeado pelo papa Francisco

Na quarta-feira (14/09), a Família Paulina acolheu com alegria e reverência a nomeação de seu primeiro bispo, Monsenhor Valdir José de Castro, ssp, para a diocese de Campo Limpo, no Estado de São Paulo. O religioso foi nomeado após o Papa Francisco acolher o pedido de renúncia de Dom Luiz Antônio Guedes, que agora torna-se bispo emérito da diocese, junto a Dom Emílio Pignoli. Mons. Valdir é o terceiro bispo da diocese, que foi criada em 1989, como um desmembramento da arquidiocese de São Paulo.

Em nota, o Superior Provincial da Pia Sociedade de São Paulo, Pe. Claudiano Avelino dos Santos, ssp, comunicou a notícia com júbilo, divulgando parte da mensagem enviada pelo sr. Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquatro por ocasião da nomeação.

“Bendito seja Deus pela eleição de nosso confrade como primeiro bispo paulino! Que o bem-aventurado Tiago Alberione, exemplo de serviço à Igreja, interceda por Pe. Valdir, para que como o Apóstolo São Paulo sirva com dedicação ao “Corpo de Cristo” em Campo Limpo, e sob a proteção da Rainha dos Apóstolos leve a todos a alegria do Evangelho de Jesus Mestre. Ao Pe. Valdir nossas preces e nosso apoio!”, manifestou Pe. Claudiano.

No comunicado publicado no site da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a presidência da instituição manifestou apoio ao novo membro da Conferência Episcopal: “Rogamos a Deus que o ilumine nesta nova missão confiada pela Igreja e, como contribuição para o início de seu ministério episcopal, abençoe o seu itinerário e a sua caminhada junto ao povo. (…) Que o exemplo de amor perfeito da Sagrada Família, a quem o patrocínio de sua futura diocese está confiado, o inspire na missão”, declarou a instituição em seu site.

O Superior Geral da Pia Sociedade de São Paulo, Pe. Domenico Soliman, divulgou uma nota no site da Congregação saudando o novo bispo e destacando suas qualidades. “A escolha do Papa Francisco nos enche de alegria pelo Mons. Valdir. Conhecemos seus dons e sua postura de irmão entre irmãos, trazendo sempre no coração as pessoas e favorecendo a comunhão em todas as ocasiões. Ao mesmo tempo, para nós é uma confirmação de que nosso carisma apostólico, com suas especificidades, insere-se justamente dentro da dimensão pastoral e evangelizadora da Igreja. Podemos dizer que o Mons. Valdir, também neste novo ministério pastoral, colocará em prática das palavras do Bem-Aventurado Pe. Tiago Alberione, quando nos recordava a importância de ‘sentir com a Igreja, amar a Igreja, cooperar com a Igreja, sendo os membros mais santos, devotos e ativos’”, salienta Pe. Domenico.

Fonte: CRB Nacional