Assessoras da CRB Nacional participam da sessão solene na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), em homenagem à Campanha da Fraternidade 2023

No dia 13 de março de 2023 (segunda-feira), a Câmara dos Deputados em Brasília realizou uma sessão solene em homenagem à Campanha da Fraternidade 2023, que tem como tema “Fraternidade e Fome” e lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16). A sessão foi proposta pelos deputados Juliana Cardoso e José Guimarães e contou com a presença de assessoras da CRB Nacional, Irmã Neusa Santos (Comunicação) e Irmã Maria Luiza da Silva (Evangelização, JPIC e Rede Um Grito pela Vida), além de outras religiosas da Regional da CRB em Brasília.

A fome é um problema grave que afeta não apenas a vida humana, mas também tem motivação ecológica, podendo prejudicar o projeto da casa comum. É um desafio que deve ser enfrentado por toda a sociedade, especialmente pelas autoridades responsáveis por garantir o direito à alimentação adequada.

A Campanha da Fraternidade 2023 busca conscientizar a população sobre a importância da solidariedade e do cuidado com o próximo, especialmente aqueles que sofrem com a falta de alimentos. É um chamado à ação para que todos sejam agentes de transformação social, empenhados na construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

Em nome da Vida Religiosa Consagrada, Ir Sueli Bellato, Coordenadora da Regional de Brasília/DF, destacou fatores importantes em relação à Campanha da Fraternidade:

“O ensaio das campanhas da Fraternidade nasceram no Nordeste. Foi no Rio Grande do Norte que aconteceram as primeiras campanhas e os nossos irmãos/as nordestinos nos ensinaram que toda miséria é possível de ser radicada quando se tem solidariedade, quando se tem união. Somos parceiros da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil para erradicar a fome, a miséria e a injustiça e se, essa Casa tem a Constituição Federal para erradicar a fome, no artigo 3º da Constituição Federal, nós temos o evangelho de Jesus Cristo e a doutrina social da Igreja”, afirmou.

Outro destaque dado foi para a importância da solidariedade e da união na erradicação da miséria, assim como a presença das mulheres religiosas na partilha do pão. A Campanha da Fraternidade não é apenas uma ação abstrata, mas é feita por pessoas que se mobilizam para solucionar questões sociais relevantes, entre elas, a fome.

A CRB (Conferência dos Religiosos do Brasil) é uma grande parceira das entidades e organizações na busca por soluções para esses problemas sociais. Além disso, lembramos que a luta por um mundo mais fraterno e solidário é uma tarefa de todos e que cada um tem um papel fundamental na transformação social.

 

Fonte: CRB Nacional