13º Congresso dos Institutos Seculares da América Latina e Caribe

Institutos Seculares da América Latina e Caribe – CISAL

Mística e Profecia na Secularidade
“O que ouvi Dele é o que eu falo ao mundo” Jo 8, 26

São Paulo, Brasil, 01 a 06 de agosto de 2023

Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil sedia Congresso Latino-Americano

O evento acontecerá em São Paulo, entre 01 e 06 de agosto de 2023.

A Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil (CNISB) vai sediar e organizar o XIII
CONGRESSO DOS INSTITUTOS SECULARES DA AMÉRICA LATINA E CARIBE que vai acontecer
em São Paulo, de 01 a 06 de agosto de 2023.

O tema que vai nortear o Congresso é “Mística e Profecia na Secularidade” buscando escutar os novos apelos da América Latina e do Caribe e, ao mesmo tempo, descobrir novas formas de ação e fortalecimento da identidade da consagração secular.

Como palavra iluminadora, o texto bíblico do Evangelho de São João 8, 26: “O que ouvi Dele é o que eu falo ao mundo” que passa por múltiplas transformações, decorrentes da sociedade líquida, da cultura descartável, da pandemia e outras novasrealidades emergentes no contexto internacional.

Reunindo Institutos de todo o continente latino-americano e caribenho, o Congresso será uma oportunidade de fortalecimento de nossa Identidade e missão como Instituto Secular.

O Congresso terá como objetivo geral discernir, aprofundar e atualizar como caminhamos “ocupadas (os) no hoje de Deus”, fazendo uma releitura da realidade Latino-Americana e Caribenha, iluminados pela Palavra de Deus, a Doutrina Social da Igreja e as ciências sociais, buscando escutar os novos apelos do continente. Também, queremos descobrir novas formas  de ação e fortalecimento da identidade da consagração secular.

Em sua décima terceira edição, desde 1975, os Institutos Seculares, reunidos nesse espaço de discussão, tem tratado de assuntos que envolvem o acrescimento e expansão, bem como a divulgação da Vida Consagrada Secular e os carismas presentes na América Latina e Caribe.
Nessa tradição, emerge sempre a preocupação de refletir sobre a identidade, missão e sobre o sentido desse estilo de consagração.

Para dinamizar a vivência desse importante momento, dom do Espírito Santo para a Igreja do Brasil e para todos nós consagrados e consagradas seculares deste Continente, o Congresso será precedido de lives com transmissão pelo youtube, sendo a primeira de abertura do pré-Congresso, no próximo dia 22 de setembro e as seguintes em março-2023 com o tema da Mística, em abril-2023, Secularidade e em junho-2023. com o tema da Profecia.

Fonte: CRB Nacional